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INFORMATIVO ABCM Nº 030/07 – Oportunidade de Doutorado na USP – São Carlos
O Professor Colaborador Gherhardt Ribatski, do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP, deseja contratar um mestre, para trabalhar em um projeto envolvendo o estudo teórico-experimental dos padrões de escoamento e perda de carga durante a evaporação convectiva no interior de micro-canais cujo resumo encontra-se abaixo, com bolsa FAPESP (R$ 1.716,00 para o primeiro ano e R$ 2.124,00 para os demais). Mestrado em termo-fluidos é desejável. Possibilidade de início imediato. Favor entrar em contato com:
Gherhardt Ribatski, e-mail: ribatski@sc.usp.br
Currículo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/ visualizacv.jsp?id=K4763838U5
Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo Av. Trabalhador São-carlense, 400 – São Carlos – SP – Brasil – CEP: 13566-970 Fone: (16) 3373-9415, Fax: (16) 3373-9402
A proposta de pesquisa de doutoramento é vinculada a um projeto de maior vulto, modalidade Jovem Pesquisador (envolvendo orçamento aproximado de R$ 260.000,00), que envolve o estudo amplo da ebulição convectiva em micro-canais. Em linhas gerais, a pesquisa aqui proposta tratará do estudo dos padrões de escoamento e da perda de carga no interior de canais de diâmetro inferiores a 3mm. Para a investigação de tais tópicos, técnicas experimentais e de análise de resultados serão desenvolvidas. Um banco de dados extenso será levantado em um aparato experimental que se encontra em construção. Estes resultados serão utilizados na elaboração de modelos, os quais serão incorporados a mapas de escoamento baseados em métodos subjetivos (imagens de uma câmera de “video tape” rápido, até 100.000 imagens/s) e objetivos (intensidade de um sinal laser e variação da pressão local); isto permitirá que os modelos incluam os mecanismos físicos de perda de carga predominantes em cada regime de escoamento. Aspectos envolvendo instabilidades no escoamento, relacionados a efeitos de confinamento de bolhas e que atualmente podem ser considerados fatores limitantes ao emprego desta tecnologia, serão minuciosamente estudados através da análise das imagens do escoamento e da pressão local determinada por um micro transdutor. Através do tratamento dos sinais provindos de dois pares diodo/sensor-laser serão determinados o comprimento, a freqüência e a velocidade dos pistões de vapor. Tal procedimento também permitirá determinar as médias temporais das frações de vazio superficial e na linha central do canal, resultados que serão incorporados aos modelos e comparados aos obtidos a partir das imagens do escoamento. Este estudo envolverá também a caracterização da transição entre macro- e micro-canais através da identificação de distintos comportamentos para os parâmetros estudados conforme o diâmetro da superfície, providenciando um método capaz de predizer a limitação dos modelos desenvolvidos para canais convencionais.