Informativos
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INFORMATIVO ABCM Nº 21/2024
INFORMATIVO ABCM Nº 21/2024
Semana de 24 à 30 de Maio de 2024
EventosEDIN 2024 – 1ª Escola em Dinâmica
As inscrições para a 1ª Escola em Dinâmica seguem abertas! Fiquem atentos às datas para as submissões de resumos:
Submissões até dia 31/5 - resultados serão divulgados até 30/6.
Submissões até dia 30/6 - resultados serão divulgados até 15/7.
Lembrando que as inscrições são gratuitas!
Clique aqui para mais informações.
Nova Turma Curso Engenharia de Dutos PUC-Rio
Fonte: Prof. Sidney Stuckenbruck (PUC-Rio)
Bem-vindos à nova versão do curso Engenharia de Dutos, 2024-2025. Informações sobre inscrição, programa, ementas, professores e custos podem ser acessadas clicando aqui.
Maiores dados sobre Universidade, programas, pesquisas aplicadas e interação com indústrias, podem ser acessados clicando aqui.
NODYCON 2025 - Second announcement
Source: Prof. Americo Cunha (UERJ)
We are thrilled to share our second announcement about NODYCON 2025.
All key information about NODYCON 2025 (in person) is available on the conference website, including key dates, publication details, awards, registration, and hotel information.
We are delighted to let you know that Stevens Institute of Technology is working hard with us to host a memorable NODYCON in June 2025. The beauty of the campus is stunning, and it offers convenient transportation to and from New York City (downtown Manhattan) with frequent buses and nearby motorways.
We have selected a list of convenient hotels near the venue and included a list of suggested restaurants within walking distance for casual dinners. The conference fee will cover a welcome reception, breakfast, lunches, and a banquet during a boat tour.
In response to several requests for online presentation options, we are excited to announce a fully virtual edition of NODYCON 2025, scheduled from June 26 to June 27, immediately following the in-person event. This will provide an opportunity for those unable to attend in person and for those who attended the in-person event to participate online via Zoom.
We are pleased to inform you that the NODYCON 2023 Proceedings have been published and are receiving substantial feedback from the community, with thousands of accesses.
Together with Springer, we are committed to publishing the NODYCON 2025 Proceedings shortly after the conference, ensuring your results are readily available to the international community.
We are ready to receive your abstracts and, immediately after, your papers starting July 1st, 2024. We look forward to seeing you!For comments or queries, please contact us at: secretariat_nodycon2025@nodycon.org
Warm regards,
Muhammad HajjWalter Lacarbonara
NODYCON 2025 co-Chairs
Concursos e Processos SeletivosInscrições PPG Ciências Mecânicas UnB
Fonte: Prof. Adriano Todorovic Fabro (UnB)
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas (PCMEC) da Universidade de Brasília (UnB) torna público os Editais de Seleção de Aluno Regular para os cursos de Mestrado e Doutorado com ingresso no 2º semestre de 2024, início em 19 de agosto de 2024.
Período de inscrições: 27/05/2024 até 19/06/2024.
Os interessados poderão escolher entre as seguintes linhas de pesquisa:
- Dinâmica de Sistemas Mecânicos
- Energia e Ambiente
- Fadiga, Fratura e Materiais
- Mecânica dos Fluidos de Escoamentos Complexos
Consulte o edital completo no site do PCMEC.
Confira o vídeo institucional e saiba mais sobre o Programa.
Oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado FLYMOV – Centro de Pesquisa em Engenharia ITA/EMBRAER para a Mobilidade Aérea do Futuro
Fonte: Prof. Domingos Rade (ITA)Linha de pesquisa: Integração Aeropropulsiva em Aeronaves Elétricas
Título: Aerodinâmica Não Estacionária Utilizando Simulações de Grandes Escalas de Parede Modelada
Orientador: João Luiz F. Azevedo
Duração: 36 meses
Financiador: FAPESP
Data limite para inscrição: 30/06/2024
Formação esperada: Ph.D., obtido nos últimos 5 anos, em Engenharia Aeronáutica, Aeroespacial, Mecânica ou Civil, ou em Matemática Aplicada ou Ciências da Computação, com habilidades de programação comprovadas e familiaridade com aplicações em CFD.
Idiomas: Inglês (requerido), Português (fortemente recomendado)
Expectativa de início das atividades: 01/09/2024Descrição da Posição e do Contexto do Trabalho
A presente oportunidade de pesquisa se refere à investigação de camadas limite turbulentas compressíveis sobre aerofólios. O entendimento da dinâmica de camadas limite turbulentas sobre aerofólios é de importância fundamental para o projeto de configurações aerodinâmicas, como asas e dispositivos hiper sustentadores, bem como pás de turbinas eólicas, compressores, turbinas e hélices. Estes escoamentos são também uma fonte importante de ruído em perfis e é fundamental entender sua dinâmica para descrever cargas não estacionárias sobre essas estruturas. Além disso, principalmente em condições de voo próximas ao estol, a existência de regiões extensas de escoamento separado também contribui para a complexidade da representação de tais escoamentos. Sob o ponto de vista de modelamento numérico de tais escoamentos, a questão fundamental é a existência de múltiplas escalas na camada limite turbulenta, que cria dificuldades para descrever corretamente a dinâmica do escoamento próximo à parede. Basicamente, a energia cinética da turbulência é transportada por escalas de diferentes tamanhos característicos em camadas próximas e distantes da parede. Portanto, é necessário usar um método que capture as propriedades dos escoamentos aerodinâmicos em uma ampla faixa de frequências e escalas espaciais. A simulação de grandes escalas (LES) com parede modelada é o método numérico preferido para tais simulações de escoamento, uma vez que é capaz de descrever as escalas mais energéticas, que estão associadas à geração de ruído, a um custo computacional mais acessível em comparação com a simulação numérica direta (DNS) e com uma abordagem LES de parede resolvida. Neste contexto, o trabalho a ser executado compreende criar a capacidade de tratar escoamentos sobre superfícies sustentadoras, incluindo o caso com dispositivos hiper sustentadores estendidos, utilizando uma formulação de LES com parede modelada. A partir desta capacidade, analisar escoamentos de interesse do projeto FLYMOV, com ênfase em condições de alta sustentação e/ou condições com separação extensa do escoamento.
Processo de Candidatura
Para se inscrever, por favor, envie por e-mail (apenas arquivos PDF) os seguintes documentos para joao.azevedo@gp.ita.br até 30 de junho de 2024: (1) Carta de interesse, contendo informações completas de contato e status de cidadania/imigração, demonstrando de forma concisa, mas clara, seu conhecimento nos temas acima; (2) CV completo; (3) Carta de apresentação com nomes/informações de contato de 3 referências. Use "CPE–FLYMOV Postdoc" no campo assunto da mensagem.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.Clique aqui para acessar o site.
Informações adicionais sobre a posição podem ser obtidas por e-mail enviado para joao.azevedo@gp.ita.br usando "CPE–FLYMOV Postdoc" no campo assunto da mensagem.
Processo Seletivo para Contratação de Professor – PUC-PRFonte: Prof. Luis Mauro Moura (PUC-PR)
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-PPGEM, da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, torna público o presente Edital, para realização de Processo Seletivo para Contratação de Professor Pesquisador.
Clique aqui para acessar o edital.